quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sinais do Passado I

 Um dos meus passatempos prediletos é sair em busca de testemunhos do passado..
Nessa página, relato três testemunhos do nosso passado. à esquerda inscrição em alto relevo na cabeça de ponte que liga o Batatal ao Recanto Alegre e Centro de Lima Duarte. Trata-se de antiga Ponte Ferroviária com base em pedra argamassada. No detalhe, o que restou da inscrição E.F.C.B (Estrada de Ferro Central do Brasil). Notar o "E" parte do "F", ainda visíveis.. A Ponte é uma bela obra em cantaria, com belas quinas almofadadas...


À direita, inscrição em baixo relevo executada por funcionários da Companhia Resende Costa, no trecho do Ramal Ferroviário Lima Duarte à Bom Jardim de Minas. 29-05-947 Cia R.C. A inscrição localiza-se numa cabeça de bueiro localizada além da P.C.H. Cachoeira do Brumado, sentido Lima Duarte - Olaria. Trata-se de um registro confiável da evolução das obras no período. O bueiro impressiona pela riqueza de detalhes, perfeição de esquadro e nível e acabamento.


Esse outro registro da história, fica situado nos fundos do Albergue de São Vicente de Paulo.
Ao lado do bueiro da E.F.C.B., encontram-se duas cabeças de ponte em alvenaria de pedra seca, ainda ligadas por um antigo cano de água, que abastecia uma antiga residência que ficava localizada no pé do morro, do outro lado do córrego.
As cabeças de ponte, hoje obsoletas, serviam de apoio a pranchões de madeira que serviam de ponte na antiga estrada de acesso à Chácara do Cedro, hoje ocupada por herdeiros de Francisco de Assis Pereira, mas no passado, residência do Doutor Manoel Brito de Vieira Pinto, primeiro médico a residir em Lima Duarte, cidade que lhe presta homenagem por meio da Rua Vieira Pinto. O caminho, existente muito antes da Barreira, atravessava o Córrego ao lado do Pontilhão e seguia margeando o córrego até a Chácara do Cedro, fugindo do brejo e das enchentes. Hoje é apenas um atalho, já que outro caminho foi aberto mais tarde, ligando a Rua Barão do Rio Branco (atual Manoel Otaviano Ferreira) à sede da chácara, o qual é usado atualmente..
Sinais do passado, bem vivos ainda entre nós..

3 comentários:

  1. Interessante os seus "posts". Também gosto de História e a respeito desse assunto acho que você gostaria de ver uma inscrição que existe em uma pedra na estrada de Perobas, que contêm os seguintes dízeres' VIVA DR. V.A.F" - 1939. Já andei consultando algumas pessoas e me disseram que é referência a um tal de Dr.Vasco que trabalhou na abertura da estrada de ferro que ligaria Lima Duarte até a ferovia do aço em Bom Jardim.Esta inscrição fica do lado direito da estrada, sentido Lima Duarte-Perobas e fica no corte acima da casa do Sr.Jorge. Se você tiver alguma informação a este respeito gostaria de saber.Meu nome é Marcos, sou Testemunha de Jeová e aprecio muito a natureza, pois elas revelam a existência de um Projetista "muito inteligente", queéo nosso criador JEOVÁ. Um abraço. Felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos,conheço essa inscrição e sempre me interessei em descobrir quem foi o homenageado. No entanto, pela data, 1939, deve se referir à Rodovia que foi aberta entre Lima Duarte e Boma Jardim e inaugurada em 25 de setembro de 1949, já que ferrovia teve suas obras inciadas somente em 1944.
      Vou pesquisar melhor e publico aqui. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Caro Marco: Obrigado pela visita no meu blog e pelas informações passadas.Fiquei muito feliz de receber sua atenção onde me foram passados os dados a respeito dessa inscrição na pedra.Era uma curiosidade que eu tinha desde criança e que hoje me foi esclarecida. Fiquei muito grato pelo seu interesse e pelas informções consistentes que me foram pasadas.Noto que você é um "expert" no assunto! Que Jeová abençoe você e sua família. Felicidades

    ResponderExcluir