Perobas
A localidade de Perobas, situada a meio caminho de Lima Duarte a Olaria, guarda testemunhos de duas grandes obras ali realizadas: a rodovia Lima Duarte a Bom Jardim, inaugurada em 1949 e construída a partir do Viaduto da Barreira desde 1939 e o ramal Ferroviário Lima Duarte a Bom Jardim, de 1944 a 1954.
Da rodovia, ainda restam inscrições numa rocha e a Biquinha, na chegada
Da ferrovia, o Corta Rio, o Armazém.
Na primeira foto, a inscrição em rocha "VIVA O DR. V.A.F 1939. Quem terá sido esse Dr. V.A.F. e o que tem a ver com a estrada? Presume-se que seja alguma autoridade relacionada à construção da rodovia, um engenheiro talvez... Mas há que se pesquisar, num campo complicado, já que construções de estrada nessa época não eram muito documentadas.
Na foto ao lado a Biquinha de Água Potável, bem na chegada do povoado. Traz sob o lodo, o bom lodo verde que denota a boa qualidade da água, a inscrição S.V.O.P 1939. A biquinha é até hoje ponto de parada dos viajantes...
Mas o que chama mais atenção é o Corta Rio, abertura feita a dinamite na rocha bruta, para permitir o desvio do Rio do Peixe e a consequente passagem do leito ferroviário.
O rio contornava uma elevação bem perto do povoado, gerando uma garganta em cuja encosta já havia sido aberto o leito da rodovia. Para passar a ferrovia, resolveu-se eliminar essa curva, permitindo que se cavasse ali o leito da ferrovia. Na rocha viva, vê-se os furos feitos para a dinamite.
Na foto abaixo, vê-se uma planta da rodovia com a curva do Rio do Peixe eliminada com a abertura do canal.
Projeto Rodovia 1937 com Curva do "Corta Rio e foz do Rib. Rosa Gomes |
Armazém de Perobas |
Parabéns pela postagem. Está muito bem redigida, mostrando claramente a importância de conhecer fatos que muitas vezes passam despercebidos por nós.Fiquei emocionado de ver tanta riqueza de detalhes. Um abraço e que Jeová te abençoe!
ResponderExcluirPerobas tem muita história pra contar,Marcos!Vamos aos poucos levantando os causos e fatos! Obrigado pelo comentário!
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